Pular para o conteúdo principal

Allianz Parque x Arena Barueri: o que mostram os dados a as possíveis sugestões

                                                         Arte/ESPN

Apesar de uma campanha efetuada nas redes sociais do Palmeiras  com jogadores e o treinador visando incentivar a ida dos torcedores ao jogo contra o Novorizontino na Arena Barueri, mais uma vez não houve resposta do torcedor.

Muito já se tem comentado sobre os motivos da grande diferença de média de público nas duas arenas e resolvi traduzir em números para uma análise mais detalhada.

Tomei como base de comparação do jogo na Arena Barueri a partida entre Palmeiras x Red Bull Bragantino realizada no Allianz Parque, pois o jogo anterior contra a Portuguesa não havia a capacidade total disponível.

O ideal seria que os dois jogos comparativos fossem no mesmo dia e horário, que não é o caso, mas isso não invalida a análise.

Vamos aos dados:

 

Barueri

Allianz Parque

Diferença

Público

10.135

25.762

154%

Renda

487.784

1.974.720

305%

Ocupação

32%

59%

84%

Ticket Médio

48,13

76,65

59%

Renda Líquida

198.953

1.203.420

605%

O histórico estatístico dos jogos na Arena Barueri na fase de grupos do estadual não demonstra muita diferença na presença de público, pois a média dos 3 jogos contra clubes do interior em 2024 foi de 10.750, números semelhantes ao público do jogo contra o Novorizontino em 2025.

Os números demonstram uma clara diferença em todos os quesitos mas o ticket médio já aparece como um ponto de atenção pois, mesmo com renda bruta 4x maior no Allianz Parque, o ticket médio nem chegou perto da mesma proporção, o que demonstra uma possível precificação inadequada. Outra grande diferença foi a renda líquida, 6x superior.

O jogo em Barueri foi num sábado as 20:30 o que facilitaria o deslocamento por ser num final de semana e sem horário de pico e o jogo no Allianz Parque foi numa terça feira as 19:30 o que dificulta o deslocamento devido ao horário de pico e ao horário de saída do trabalho.

Apesar do Palmeiras vir de uma vitória contra o Santos na rodada anterior ao jogo contra o Novorizontino na Arena Barueri, a precificação adotada junto com a promoção nas redes sociais não foi suficiente para impactar no aumento de público. 

Por outro lado, mesmo o jogo contra o Red Bull Bragantino no Allianz Parque ter sido após uma derrota, o público foi 2,5x superior e o ticket médio 59% mais caro que o jogo em Barueri, apesar dos 25,7 mil ter sido o pior público no Allianz Parque na fase de grupos desde 2019 em jogos com 100% da capacidade.

Com base nesses fatos é possível afirmar que o acesso ao Allianz Parque é uma variável que facilita muito mais a chegada do torcedor do que em Barueri pois o bairro da Pompeia, além de ser região quase central, tem acesso de ônibus, trem, metrô, facilidade de estacionamento, sem contar os milhares de palmeirenses que moram num raio que facilita a ida a pé, sem contar o ambiente totalmente palmeirense ao redor da arena.

Ao separar a porcentagem de cada tipo de ingresso os números são os seguintes:

 Ingresso

% Total Barueri

% Total Allianz Parque

Camarote / Hospitalidades

4%

9%

Passaporte Allianz Parque

10%

30%

Sócio Torcedor

60%

41%

Inteira/Meia

26%

20%

Em todos os números é possível notar grandes diferenças sendo a maior delas  no Passaporte Allianz Parque, um serviço onde o torcedor tem acesso a todos os jogos no Allianz Parque na temporada. A diferença é o triplo de torcedores entre as duas arenas. Esse público provavelmente é de classe média alta que paga valores mais elevados do que os planos de sócio torcedor para ter garantia de ingressos em todos os jogos.

A segunda maior diferença está nos camarotes e outras hospitalidades como Business Club, Premium Lounge e Rooftop com  menos da metade de torcedores com esse perfil em Barueri. Esse público provavelmente é constituído pela classe mais alta que frequenta o Allianz Parque com foco em conforto e entretenimento, bem como o setor corporativo que utiliza esse serviço para fazer relacionamento com clientes e é quase impossível de transferir este perfil de público para Barueri, que não tem o mesmo serviço de hospitalidade.

A terceira diferença é entre os sócios torcedores onde, devido a redução de torcedores de outros perfis, acaba aumentando em 50% a sua participação no total de público nos jogos em Barueri. É nesse perfil que se encontram as torcidas organizadas e que provavelmente é o maior número de torcedores que se deslocam de São Paulo para Barueri. Neste perfil a questão é entender como atrair mais sócios torcedores da região e não os torcedores de São Paulo.

Um dado que demonstra que são as organizadas que mais se deslocam de São Paulo para Barueri é que no jogo do Allianz Parque a presença de sócios torcedores no Gol Norte, setor onde ficam as torcidas organizadas, foi de 53% do total de sócios torcedores enquanto que no setor B Gol em Barueri, onde ficam as  torcidas organizadas, a porcentagem foi de 84% do total.

A menor diferença foi entre os torcedores que pagaram ingresso inteiro ou meia entrada, onde em Barueri teve incremento de 30% em comparação ao jogo no Allianz Parque. Esse público aparentemente deveria ser o público alvo para jogos em Barueri desde que, baseado em estudos, se consiga calibrar melhor a precificação de todos os setores.

Com esses dados fica claro que o público dos camarotes e outros setores de hospitalidade, bem como os proprietários do Passaporte Allianz Parque dificilmente irão para Barueri, mas isso não significa que os sócios torcedores vão em maior número, pois este aumento provavelmente é devido as torcidas organizadas.

Atrair outros perfis de sócios torcedores da região e uma melhor precificação de ingressos para quem não é sócio torcedor parece ser o melhor caminho, pois os preços praticados nesses dois jogos não parece que tiveram políticas muitos distintas conforme demonstrado abaixo:

Setor

Barueri

Allianz Parque

B. Gol

70,00

 

C. Inferior Amarelo

110,00

 

A. Inferior Azul

150,00

 

Gol Norte

 

110,00

Superior Norte/Sul

 

130,00

Superior Leste / Oeste

 

140,00

Gol Sul

 

160,00

Central Leste

 

180,00

Central Oeste

 

200,00

No setor com preços mais baixos nas duas arenas houve uma redução de 36% mas a participação de torcedores que pagaram ingressos inteiros ou meia nesses setores permaneceu por volta de 20% nas duas arenas. 

Ao se comparar o setor Inferior Amarelo com o Central Leste do Allianz Parque, posição semelhante nas duas arenas, a diferença de preço foi de 39%. A diferença de serviço, qualidade e experiência entre os dois setores nas duas arenas é incomparável  Se fosse comparar com os setores superiores do Allianz Parque, segundo preço mais barato, a diferença seria entre 15% e 22%, bem menor do que os 36% do setor B Gol. 

Ao se comparar o setor Inferior Azul com o Central Oeste do Allianz, a diferença é de 25%, como mencionado acima, é incomparável o nível de qualidade e serviços entre as duas arenas, ainda mais com pouca diferença de preço. 

Conforme artigo 27 do regulamento da Federação Paulista  "o preço mínimo do ingresso nos estádios será de R$40,00 somente podendo ser reduzido mediante prévia e expressa autorização da FPF e para atendimento de legislação vigente". Portanto, de acordo com o regulamento, é possível cobrar até R$ 40,00 pelo ingresso mais barato. 

Tomando como base os preços praticados no jogo Palmeiras x Corinthians em 2024 e visando maior taxa de ocupação, seria possível a seguinte proposta mais agressiva de preços para jogos em Barueri:

Setor

Barueri

B.Gol

50,00

C.Inferior Amarelo

90,00

C.Superior Amarelo

90,00

A.Inferior Azul

110,00

A.Superior Azul

110,00

D. Inferior

70,00

D. Superior

70,00

Jogadores e treinadores sabem que o ambiente influencia diretamente no desempenho e uma arena com mais público seria um combustível a mais para o resultado da partida, além de valorizar o produto para as transmissões.

Com a precificação sugerida, que não é nada fora do que foi cobrado no jogo contra o Corinthians em 2024, a probabilidade de ter um público mais elevado nos jogos em Barueri seria bem alta. 

A estratégia atual do Palmeiras para jogos em Barueri provavelmente já não é a rentabilidade, portanto a estratégia ideal seria aumentar a taxa de ocupação. A pergunta que se faz é saber se o maior prejuízo em Barueri é financeiro ou esportivo e quanto um ambiente mais quente pode influenciar no desempenho e resultado esportivo do que uma arena "vazia".

Como o Palmeiras tem um dos melhores softwares de CRM do mercado, além da precificação acima sugiro as seguintes medidas:

  • Fazer um levantamento de todos os sócios torcedores da região de Barueri, Osasco, Itapevi, Santana do Parnaíba chegando até São Roque, Araçariguama, Sorocaba e fazer campanhas de ativação; 
  • Checar torcedores dessas regiões que vão aos jogos no Allianz Parque e premiá-los pela lealdade;
  • Fazer parcerias com supermercados, farmácias e outras empresas de bens de consumo da região visando efetuar campanhas de ativação e promoções de desconto, sorteio de ingressos visando ativar os sócios torcedores e moradores.

Como já faz parte do senso comum, o futebol faz parte do segmento de entretenimento e outros serviços dentro do segmento competem para reter a atenção dos torcedores. Não será apenas com amor ao clube, campanha em redes sociais com jogadores e treinador ou resultado esportivo que o torcedor irá mudar seus hábitos. 

O foco deveria ser no torcedor que não vai ao Allianz Parque, que mora na região de Barueri e que teria a oportunidade de ver seus ídolos de perto com preços mais atrativos com campanhas de ativação e promoção. Para isso pesquisar para entender o comportamento do torcedor, ainda mais na era dos dados que estamos vivendo, é fundamental.

Caso seja possível desistir de jogar em Barueri a alternativa mais interessante seria voltar a mandar os jogos no Pacaembu como era até 2019. Tirando a questão de hospitalidade e camarotes, todos as demais vantagens de acesso são semelhantes ao Allianz Parque, além da distância por volta de 4 km entre as duas arenas. Possivelmente o ambiente e a rentabilidade seriam bem melhores do que a situação atual encontrada recorrentemente em Barueri.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise da presença do Sócio Torcedor no Brasileirão 2024

No post anterior fiz uma análise de público, renda, ticket médio e taxa de ocupação do Brasileirão 2024, onde foi possível verificar que a cada ano aumenta o número de clubes com crescimento regular de público nos estádios e arenas do país. Dois fatores estruturantes que estão impactando diretamente neste fenômeno são as novas arenas, principalmente na atração de um novo perfil de torcedor aos jogos e os planos de sócio torcedor. Sem essas duas variáveis seria improvável que estivéssemos verificando este fenômeno no futebol brasileiros. Neste post irei fazer uma análise sobre a presença de sócios torcedores nos jogos do Brasileirão em cada um dos clubes, como impacta nas médias de público de cada clube e as possíveis estratégias adotadas pelos clubes. A primeira tabela mostra os cinco diferentes níveis da porcentagem de sócios torcedores nos jogos do Brasileirão 2024 e a evolução total do número de sócios torcedores em relação ao público pagante desde 2019:  N Clubes ...

Estudo sobre eficácia em patrocínio esportivo no futebol

Na semana passada a Ilumeo , empresa de inteligência de dados para o marketing, divulgou uma pesquisa sobre a eficácia em patrocínio esportivo no futebol. Estive no evento de divulgação, que  contou com a presença de vários players da indústria. A pesquisa foi efetuada entre janeiro e fevereiro deste ano com 752 participantes de todo o Brasil. Os principais destaques da pesquisa foram os seguintes: 1) Saturação de marcas nas camisas 60% dos torcedores não se incomodam com a quantidade excessiva de patrocinadores; 52% se identificam com as marcas dos patrocinadores. 2) Relação com rivais 66% dos torcedores continuariam consumindo as marcas mesmo que patrocinassem um clube rival; Ao dividir o grupo entre os fanáticos e não fanáticos os números oscilam para 72% para os não fanáticos e 61% para os fanáticos; Apenas 14% dos fanáticos trocariam de marca. 3) Lembrança x Grau de conhecimento Os torcedores lembram em média de 3 patrocinadores das camisas dos seus clubes; 51% lembram do patr...

Brasil x Argentina: comparativo de média de público em 2024

  Voltando do recesso e já com os estaduais começando retomo hoje as publicações. No final de 2024 o blog do Rafael Reis publicou um post informando que o Brasileirão perde para a Argentina em média de público . De acordo com o blog o campeonato argentino está na sexta posição geral e o Brasileirão na oitava. Com base nos dados coletados no site Transfermarkt e nos dados  que eu coleto anualmente, as médias de público e as taxas de ocupação dos dois campeonatos terminados em dezembro de 2024 foram as seguintes: País Média Ocupação Jogos Argentina           27.666 71% 378 Brasil           26.838 61% 376                    OBS: No Brasileirão de 2024 tivemos 4 jogos disputados sem torcida. Apesar do sistema de dis...