No calendário ideal este sábado seria 3/2/2024



No calendário ideal do futebol brasileiro o próximo sábado seria 3/2/2024, final de semana com a abertura da temporada com a Supercopa do Brasil entre campeão brasileiro e o campeão da Copa do Brasil.

Nestas condições o que seria possível de ser efetuado:

  • Férias (4 semanas):  07/12/2023 a 07/01/2024
  • Pré-temporada (4 semanas): 08/01/2024 a 02/02/2024
  • Supercopa do Brasil: 04/02/2024


De 10/02/2024 a 08/12/2024 seriam 44 finais de semana (88 datas) que poderiam ser distribuídos da seguinte forma:

  • Brasileirão: 38 datas
  • Parada Copa América: 4 finais de semana (8 datas)
  • Parada Data Fifa: 4 finais de semana e 8 meios de semana (12 datas)

OBS: Para evitar uma longa parada de 6 semanas na temporada a data Fifa de junho seria utilizada para a disputa do Brasileirão. 

  • Copa Libertadores, pré-Libertadores e Copa  Sudamericana : 16 meios de semana e final num final de semana (17 datas).

OBS: A final da Sudamericana não está sendo considerada como uma data bloquedada para o calendário nacional.

  • Copa do Brasil:  7 meios de semana e final no domingo (realizada apenas no segundo semestre)
  • Estaduais/ Regionais : 3 meios de semana com a disputa do título num final de semana 

Com base nas 52 semanas (104 datas), para melhor visualização o calendário de 2024 seria o seguinte:

 

Total

FDS

MDS

Férias

8

4

4

Pré-Temporada

8

4

4

Datas Fifa

12

4

8

Copa América

8

4

4

Supercopa do Brasil

1

1

0

Brasileirão

38

32

6

Copas Continentais

17

1

16

Copa do Brasil

6

1

5

Estaduais/Regionais

6

1

5

Total

104

52

52



Como o objetivo de priorizar o Brasileirão, a principal competição do país, fica claro como a Copa do Brasil e os Estaduais no modelo atual (16 datas para os estaduais mais 10 datas para a Copa do Brasil)  acabam influenciando diretamente para que não haja parada de 3 datas em cada data Fifa bem como a impossibilidade de parar as competições durante a Copa América.

As solução ideal que propusemos via o projeto do Futbox é reduzir o tamanho dos estaduais e alterar a fórmula de disputa da Copa do Brasil para jogo único, como já é realizado na Europa. Dessa forma seria possível otimizar o calendário. Com base nas datas disponíveis seriam 12 datas para as duas competições.

Como paliativo a solução seria utilizar as 12 datas Fifa disponíveis durante a temporada para complemento das rodadas dos estaduais no primeiro semestre e/ou para as Copas Regionais, que poderiam utilizar as datas Fifa para estender a competição por toda a temporada. 

Uma possível discussão para uma valorização da Copa do Nordeste seria utilizar as datas dos estaduais para a disputa desse torneio tão relevante para os principais clubes da região em detrimento da disputa dos estaduais, podendo até ser efetuado um sistema de acesso e descenso entre os 9 estaduais da região e a Copa do Nordeste.

Uma situação que fica clara é que 4 semanas entre junho e julho estão tomadas pelo calendário de seleções (Copa do Mundo e Copa América) além da criação do Mundial de Clubes a partir de 2024 e que será disputado a cada 4 anos, restando apenas 1 temporada com junho e julho sem competições internacionais. 

O calendário mundial do futebol está praticamente todo formatado de acordo com o calendário europeu e, caso o Brasil adotasse o mesmo formato, seria possível disponibilizar mais 8 datas durante a temporada, sem a necessidade de paradas no meio das competições além da possibilidade dos clubes brasileiros realizarem amistosos com os clubes europeus na pré-temporada.

Uma visão técnica, sistêmica e comercial é fundamental para que a atual realidade seja alterada com a possibilidade de maior geração de receitas, melhoria da qualidade do produto, maior retenção de atletas no país entre outras vantagens. 

Iniciar o calendário pelos Estaduais diminui no mínimo em 35% o tamanho do negócio futebol no Brasil, segundo análise da Sports ValueA mudança do calendário poderia incrementar as receitas profundamente, saindo dos R$7,5 bi de 2022 e poderiam passar dos R$11,6 bi apenas com a mudança do calendário.

Eu ainda sonho em ver a mudança que desde a adolescência tanto desejo que aconteça no calendário do futebol brasileiro e procuro influenciar e sempre que possível compartilhar essas ideias com vários profissionais influentes que podem mudar essa realidade dentro do sistema.

 

Sonhar não custa nada
O meu sonho é tão real
Mergulhei nessa magia
Era tudo que eu queria
Para ese carnaval
Deixe a sua mente vagar
Não custa nada sonhar
Viajar nos braços do infinito
Onde tudo é mais bonito
Nesse mundo de ilusão
Transformar o sonho em realidade
E sonhar com a mocidade
E sonhar com o pé no chão

(Paulinho da Mocidade Independente de Padre Miguel) 



Comentários